terça-feira, 20 de maio de 2008

Alguém explica pra mim?

Ultimamente eu tenho ouvido muito essa filosofia do Segredo que diz que "se você pensar em coisas positivas, atrairá coisas positivas".

Bem, eu não li o livro de auto-ajuda e nem vi o filme/documentário, ou o que quer que tenha sido, então não sei se é realmente isso que é falado, mas a questão é a seguinte:
Já ouvi alguém dizer: "Positivo atrai positivo. Por isso pense em coisas boas e você terá coisas boas.";
Mas, assim, quimicamente falando isso é um erro enorme. Positivo repele positivo e atrai negativo.
Não sei se essa filosofia de auto-ajuda do Segredo é baseada na química.
Se não for, beleza. Realmente não tem nada a ver.
Mas se for, em que escola essas pessoas estudaram?

É porque muitas "filosofias" que usamos em nossas vidas são baseadas na química, física e matemática, como por exemplo, "toda ação provoca uma reação contrária e de mesma intensidade" para te convencer que não se faz com os outros aquilo que não queremos que façam conosco (e eu concordo, mas baseada principalmente no respeito).
E até mesmo o famoso e já citado "os opostos se atraem" para explicar o porque você se apaixonou por aquele(a) filho(a) da puta safado(a) idiota que não te merecia.

Eu estou realmente querendo saber a base dessa super filosofia que resume todos os problemas da sua vida a pensar positivo ou negativo, e, assim, tornar você feliz para todo o sempre.

Ok, eu sei que menosprezei completamente a idéia e tal.
Por favor, não me atirem pedras e nem me sequestrem para torturar ou coisas do tipo. Tudo bem que eu deveria ter lido o livro ou visto o filme/documentário, mas já ouvi tantas pessoas falando a respeito que inevitavelmente acabei formando meu conceito a respeito da obra.
Mas é que eu odeio profundamente tudo o que simplica ao extremo nossas vidas.
Então, pelo que há de mais sagrado: Vamos cair na real?

Obrigada.

60 comentários:

Natiih disse...

Eu não acho certo dizer isso,
pq,AO MEU VER,pensar positivo não atrai positivo,desde quando isso?!
Eu prefiro pensar negativo,pq,se der certo,eu vou me surpreender,e se der errado eu já esperava...E se pensar positivo,se der certo eu já sabia mesmo,mas se der errado eu vou ter me iludido e vou decepcionar...
Mas enfim,
não sei,não concordo..!
Amei o post,interessante!

Beijos.

.a negra. disse...

Qr saber....hje tu me pegou!

minhas conclusões:
-Não axo que exatamente tudo que eu transmito de positivo vá atrair positividade, mas concordo com o fato de que se paga o bem com o bem.
Já diziam "olho por olho dente por dente"," aqui se faz aqui se paga".

Se existissemos para sofrer, pq Deus teria esse trabalho, de nos fazer ficar ainda por aqui?

tá que eu num respondi muito as tuas conclusões não..
mas ora...veio na cabeça e falei!
:)

big beju

Juliana Caribé disse...

É mais cômodo pensar assim...

Dama de Cinzas disse...

Acho que pensar positivo é legal, mas não é a solução. Agir de uma forma positiva sim, ou seja, se vc quer algo lute de verdade por aquilo, nisso eu acredito que dê resultado. Agora, sente numa cadeira e fique pensando positivo pra ver o que acontece... eheheh

Beijocas

Junkie careta disse...

Essa coisa do pensar positivo,vem das teorias espiritistas e espiritualistas da lei de afinidades, não tem haver com as leis da física.Divido a mesma repulsa com você por tudo que supersimplifica,classifica demais,essas regras feitas para explicar a vida, como se a mesma não transcedesse qualquer explicação ou mesma precisasse de uma.
Bom passar por aqui de novo e saber de suas inquietações.

Grande abraço

Pedro Favaro disse...

Cara..,
daí que eu gosto de ver/ler/ouvir coisas ruins para falar mal com propriedade, e eu peguei esse O segredo para ler.

e posso te garantir que é filosofia tão barata quanto qualquer livro de autoajuda, mas alegande se basear em dados furados.


Lixo, lixo e mais lixo.

Tatiara Costa ; ) disse...

Ui...oi....
Bem digamos que tu tem razão mulher. O oposto se atrai.
Pensar positivo nem sempre atrai positivo. Quero muito um garoto mas ele fica com outra. Eu quis muito e pensei positivo e não veio.
Ok. Digamos então que tudo depende se o nosso querermos foi real mesmo. Será que no fundo não acreditavamos?Hum...
Pois bem, se quero muito uma coisa luto e penso positivo ele vem. Pois acredito e acontece.
Do lado da física só a física explica. O nosso interior é mais amplo.

Beijocas. Ups..estou com outra casinha. Literalmente uma colica...hahahaha
Beijocass

Ana Carolina Braga disse...

Oi Nathália!

Bom, você perguntou sobre as "filosofias" que eles se baseam, né?

Já ouviu falar em "carpi diem"? Creio que sim... e em pragmatismo? Os amarecianos são altamente pragmáticos por isso que eles têm essas filosofias do "pensar positivo, que você consegue as coisas"...
Não vou dizer que seja ilógico, assim como creio que toda filosofia em si tem lá a sua validade...

Ana Carolina Braga disse...

ops!
os AMERICANOS!

aff

desculpa pelo erro

=P

Ana Carolina Braga disse...

Aliás, se eles têm essas filosofias idiotas, por que então os americanos são tão espertinhos, hein?

Júl, Stropp. disse...

eu gostei muito do que tu escreveu OISAHIOSAHOISAHIOSAH
de verdade , ahazou!

vou voltar mais vzs :*

Mariana disse...

Eu vi o filme...
Não acredito.

vlto amanha para explicar o porque.. estou com pressa!

beijos

Bruno disse...

Pois é, num mundo onde a ciência diz ser capaz de explicar qualquer coisa, as pessoas que ainda sentem alguma necessidade de vivenciar o desconhecido, o sagrado, o qualquer-coisa-além-da-ciência, mas sem deixar a ciência totalmente de lado (para não ser taxada de medieval, etc) adora esses "segredos" altamente simples e reducionistas que ainda não capazes de trazer algum conforto. Particularmente, acho balela.

Paulo R Diesel disse...

Acho que pensar positivo é legal, mas não é a solução. Agir de uma forma positiva sim, ou seja, se vc quer algo lute de verdade por aquilo, nisso eu acredito que dê resultado. Agora, sente numa cadeira e fique pensando positivo pra ver o que acontece... eheheh

Taí Nathália. Copiei porque concordo em gênero, número e grau com o que a Dama escreveu (perdão pelo plágio,Dama).

Bj.

Lígia Carvalho disse...

Eu acredito que vc atrai aquilo que vc transmite.. O pensamento positivo torna vc uma pessoa melhor.. Analise o seu passado e o seu presente, muita coisas acontecem depois de vc ter pensado muito nelas.. na verdade essa teoria é bastante complexa e eu não gosto muito de auto ajuda, mas gosto da essencia do livro :)))

Vizinha mais querida que eu adoro de paixão, tenho andado meio sumida, trabalhando e estudando, correndo.. sinto muita falta das vizitas mais frequentes que lhe fazia..

Mariana disse...

Agora, sente numa cadeira e fique pensando positivo pra ver o que acontece... [3]

Pensar positivo tudo bem. Mas depender só dos pensamentos sem fazer nada é idiotice.
Beijo

*Raíssa disse...

Eu vi esse documentário, infelizmente. Fui ao cinema crente que era um filme legal (porque era o que parecia peloa sinopse no site) e quando eu vi que era um documentário quase saí da sala. Só não saí porque já tinha pagado a entrada.
Concondo plenamente com você:
"Mas é que eu odeio profundamente tudo o que simplica ao extremo nossas vidas.
Então, pelo que há de mais sagrado: Vamos cair na real?"
A vida não é uma coisa simples como essas teorias querem passar e ponto final. Na verdade, essa coisa toda de pensar positivo pra atrair positivo é pura furada! Já percebeu que quando a gente quer MUITO uma coisa nunca consegue e quando não a queremos mais lá vem ela toda saltitando em nossa direção? Pois é. This is the real life.
E o pior é que esses livros de auto-ajuda vendem pra caramba! Sempre tem algum crédulo desesperado pra comprar. Depois d'O Segredo, já surgiram vários outros dizendo ser baseados nele ou que a teoria deles que deu origem a'O Segredo. Pura furada né.
Beijos

Fábio Lelis disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

essa foi minha primeira reação ao terminar de ler esse post. muito engraçado acima de tudo. ponto. também não li o segredo ou coisas do tipo, mas pretendo ler, já que tanta gente fica enjoando e só faço criticas as coisas que conheço, mas concordo em parte, apenas em parte com você....mas enfim, adoro vir aqui...

olha meu post novo, talvez lhe atordoe pelo que eu disse aqui...mas talvez você entenda o espirito real por trás das entrelinhas..beijoss

"A luz que brilha na escuridão" é o novo post do Blog do Lelis, acesse: www.fabiolelis.blogspot.com

Veriana Ribeiro disse...

eu n li o livro, mas tentei ver o filme. perceba a palavra principal ai, TENTEI. porque conseguir que é bom... nadas. Muito chaaaato. E eu não acreditava em nada, achava tudo tão....bleft.

Pois bem, acho que sua teoria tem muito mais sentido.

Poi eu, como uma garota que gosta de "no expectations", prefiro n ficar muito positiva. Mas negativa demais, ai já tb nÃo gosto. irrita-me.

Andrezinho disse...

Pensar positivo já é muita coisa. Eu acredito piamente no poder de se pensar dessa forma. Esse negócio de atrair só positivo ou só negativo, pra mim é tudo balela.
Já namorei vários anos com uma pessoa que gostava de fazer tudo que eu fazia,não era para ser o oposto???

Forte abraço""

Bill disse...

Bom, por coincidência, comprei ontem o livro "Como Falar dos Livros que não Lemos?", de Pierre Bayard, Editora Objetiva. Partindo do ponto de vista do autor, sua "análise" de "O Segredo" está perfeita, muito correta mesmo!
Oscar Wilde dizia que não seria bom fazer uma resenha de um livro que ele tivesse lido, "pra não ser influenciado".
Outro ponto procê!
Creio que a gente deve, pelo menos, fingir otimismo, que é o que eu faço. Mas, também confesso que nem sempre funciona. Eu posso até me sentir bem por instantes, mas não sei se o mundo muda alguma coisa ao meu redor, por causa disso.
O que sei é que é mais um post fantástico da fantástica Nat e eu gostaria de republicar lá na redação, assim que sair de cartaz aqui do Cólica. Posso?
Bjoooooooooooosssssssssss!!!!!!!

TOOP disse...

Sabe... eu comecei a ler o livro, lí cinco páginas e desisti!
Achei um saco... e otimismo d+ me enjoa.

Mas se for pensar pela matemática.
++=+
--=+
Então... dá tudo na mesma.
:)
rs

Sujeito Oculto disse...

Sinceramente, acho isso tudo ridículo. Mas um dia escrevo um livro de auto-ajuda e fico rico.

matheuss disse...

é simplesmente deprimente, se eu tô mal como quue eu vou consehuir pensar em sorvete, chiclete e na xuxa?
eu não consigo, e sei lá a autora tem uma cara de v****, que eu meio que acabo achando ridículas essas pessoas que acreditam nisso tudo...
como que uma mulher que se chama Rhonda não-sei-das-quantas pode me ensinar a pensar positivo? o nome dela me lembra aquela fábrica de motos... ou seilá, nome de alguma francesa metida a besta
----
então tá, queijinho/amiga de infância
cê já me lembrava minha amiga, agora só falta marcar pra sair e andar por aí tomando alguma bebida alcólica e ouvindo summer's gone do placebo
sábado que vem?
às oito?
então tá...
beijo queijo
te encontro lá
bju**

Jéssica V. Amâncio disse...

Sim, eles simplificaram e materializaram para fazer o documentário/livro (o exemplo de felicidade atraída pelo pensamento positivo foi um colar,uma bicicleta).
Mas é que só assim atingiriam a massa pra pensar positivo. Apesar de ter uma abordagem que eu acho completamente errada, achei que o fundamento é bom.
Pois pensar positivo nos impede de pensar a realidade. é reconfortante,as vezes é bom, as vezes não né.
=p

Janete Andrade disse...

seei lá às vezes tento seguir essa filosofia,mas difícil... nem sempre isso funciona. não é pq vc pensa uma coisa q vai atrai ela, tipo não adianta vc pensar q vai arrumar um emprego super legal se vc nem se levanta do sofá pra ir procurar,mas tbm acho q a visão ultra pessimista não atrasa uma vida,tipo vc nem faz uma coisa pq já tah achando q vai dar errado...
não tenho opinião concreta relacionada a esse assunto. ;)

=***

Talita disse...

Também não li o livro,nem assisti o filme/documentário.Mas essa história de só pensar positivo,de não pensar em nenhumazinha palavra negativa...ai cara,não tem!

beijo;*

Igor Lessa disse...

Auto-ajuda, com certeza...

Mas! Veja o filme, você vai entender melhor do que se trata. É tipo um "What The Bleep Are We", mais popular, rs


Até!


Olhando Pra Grama - Crônicas de um ansioso

Marcelo Martins disse...

Pode me apedrejar também, Nathy, mas eu acredito firmemente que o pensamento positivo pode sim atrair coisas positivas.
E a fé o que é?
Não é apenas uma forma de pensar positivo?
E quantas pessoas se curam apenas por ter fé?
Pensar negativamente nos faz tristes e depressivos, concorda?
Pois então..Você atraiu coisas ruins com os seus pensamentos...

Well, isso é o que EU acredito.

Beijocas.

Alice Reis disse...

meu.. sei lah! tu faz perguntas mto dificeis!..rs

a verdade eh que eu acho que devemos agir pelo bem, independente desse negocio de "atrair" ou nao.. sei lah se o retorno eh assim mesmo.. se o pagamento de contas eh aqui.. ou se pensamentos negativos atraem o negativo...

sei que vamos vivendo.. e dxa o resto pra lah! rs

bjos!

Cin disse...

"Mas é que eu odeio profundamente tudo o que simplica ao extremo nossas vidas."
São duas.
Otimo texto!
Bjinhos!

♥M@cellY♥ disse...

Bem... comigo isso de pensr positivo não dá em nada!!!

Vá saber pq né...
rss

bjos

Lorita disse...

Vc acredita em Deus, certo?
Lê a bíblia? ...
Well, o Segredo não é segredo porra nenhuma! As personagnes da bíblia sempre pregaram que a força da fé faz milagres.
O segredo nada mais é do que ter fé em vc mesmo e acima de tudo, ter fé Naquele que te fez á sua imagem e semelhança. O resto é consequência.

Bjm e espero ter ajudado a moça a desmistificar essa coisa toda

Tâmara disse...

Wel wel wel...
Nathy..acho que mais importante que pensar positive é ter atitudes positivas...certamente vc sera retribuida na mesma proporçao.

E tem mais...se as coisas ja nao saem exatamente como agente pensa, como agente planeja, ou como agente queria que elas fosses....paciencia..ne!?

Pq assim pra mim, pra voce, pro carinha ai do lado e eh assim pra todo mundo. Isso é fato. O que nos faz realmente pessoas melhores é , no minimo, pensar positivo diante disso. Agora, ficar sempre de mau humor, reclamando de tudo e pensando sempre de forma negativa...com certeza isso nao contribuirá com nada.

Eu tb nao li o livro...alias, nao sou muito fa desses livros de auto ajuda. nao acredito muito ,..sabe.

Mas, acredito sim que pensar positivo eh sim o agente modificador para as nossas açoes..

Bjo grande, querida!!!

Talita Corrêa disse...

Apesar de acreditar que pensamentos positivos atraem coisas positivas, não atirarei pedras em vc.

Claro que não vivemos só de pensamentos e temos que agir para conseguir coisas boas... mas quando o pensamento é negativo, buscamos coisas ruins!! Já pensou nisso? =$

Bjos e bom feriado.

Lilah disse...

o livro não é tão simples.
ser positivo não é tarefa simploria.
felicidade constante não existe,e sim momentos.
pois eh. o segredo me ajudou um bucado,sempre em que to prestes a fzr alguma coisa lembro de alguma besteirinha q li lah.
e olhe q funciona.

beijoo

T@rci disse...

Eu acredito nesta teoria, que pensamentos ruins atraem coisas ruins e que pensamentos bons atraem coisas boas!
Não quero ficar falando de teorias, pq tbm não li o livro, mais se a gente parar pra pensar, quando tudo da errado, e a gente reclama e xinga parece que mais dá errado.

Então eu hoje em dia procura me acalmar e tentar enxergar o lado bom das coisas, mesmo as ruins. E o que eu sinto, é que as coisas parecem ter uma proporção menor ( as coisas ruins) quando faço isso.

A moral de todo o livro é, pensamentos positivos, não que apenas eles nos levarão a algum objtivo alcançado, mais de cabeça fria fazemos menos merda, fazemos tudo pensado e portanto podemos acertar mais.

Beijos Flor, adorei seu blog!

Jaque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaque disse...

Acho que o negócio é pensar e agir positivamente. O que adianta querer que as coisas dêem certo e não mover uma palha? Não que tudo se resolve se o pensamento for positivo, a gente bem sabe que as coisas nem sempre dão certo... Acho que pensar que as coisas vão tomar um rumo legal (sem querer viajar demais na maionese e fugir da realidade) vale a pena...
Tbm não li o livro, nem vi o documentário, mas tenho umas amigas que viram e ficam enchendo meu saco... Qualquer coisa que eu falo, lá vem a palestra...

Beijos!

Flávia disse...

Eu ABOMINO esses livrinhos de auto-ajuda com pleno usufruto do meu direito de abominar.

Nãi li/vi, nem faço questão nenhuma de ler/ver. Se precisar de mim pra incendiar todos esses exemplares de O Segredo e correlatos, tamos aí.

Beijão!

NANDO DAMÁZIO disse...

É, pode ser cômodo pensar assim, mas não explica nada, pelo contrário, é uma filosofia que complica ainda mais ..
Eu também tenho que dar uma conferida nesse livro ou filme/documentário !!

raquel disse...

— Raquel…
— Diz.
— Acho você muito pessimista. Sabia que aí você só atrai coisas negativas pra si?

Aí eu digo: “Se toca! Se você acreditar que tudo vai dar certo, que as coisas estão ótimas e blá, na hora que acontecer uma coisa ruim, cara, você só vai se foder e muito ficar triste, do que já ficaria, saca? Odeio essa sua filosofia de O Segredo. Pelo amor de Jesus Cristo!
Não é pessimismo, caralho! É realismo! Porque as coisas tendem a nunca dar certo, entendeu? Não? Então vá pro inferno!"

Hahahaha.

Beijos.
:*

Flávia Batista disse...

eu n entendo nada de quimica, fisisca ou matemática... mas sou um pouco adepta dessa idéia de que se você pensa positivo atrai coisas positivas.... na verdade, acho que vpcê atrai aquilo q representa.... se você é uma boa pessoa, vai atrair coisas boas, pessoas boas e tal...

;)

bjao

Nataliinha disse...

Aah, eu não lii não .
Mas não acredito em uma palavrinha de que se a gnt pensar atrai .
Poow, já pensei em muuuuuuuita coisa bacana e nada . Tô aqui sem ter aquilo que eu 'queria' .

Bjs Naathy !

Narradora disse...

Como dizia Thomas Jefferson, "Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."
Bjs

Mari Vianna disse...

Bom, de acordo com a minha opinião, a energia que a gente impõe em cima de cada decisão e vontade é completamente influenciável. Tanto que existe olho gordo. Se você nao for forte o suficiente, algum invejoso pode colocar uma energia ruim sobre o que você quer a ponto de não conseguir. O universo é um grande astral e a energia percorre por TUDO. Então quanto mais energia positiva você impor em cima do que você quer, mais as chances de conseguir alcançar. Afinal, quem acredita sempre alcança. :)

obrigada pelo seu comentario,
eu tava precisando de palavras assim =)

um beeijo!

Amanda disse...

huiahaiahaiuah
Sinceramente não consigo entender como as pessoas podem acreditar em positividade sem fazer nada! Como vamos ganhar dinheiro se não trabalharmos? Tá certo q pensamento positivo não faz mal a ninguém mas deixar de fazer as coisas só pq a força do pensamento se treinada faz milagres é doidice!
Acho q tu não és a única a pensar dessa forma! ;D
Vamos escrever um livro de "auto" ajuda? xD
beeeesos

Dayane disse...

"Eu não acho certo dizer isso,
pq,AO MEU VER,pensar positivo não atrai positivo,desde quando isso?!
Eu prefiro pensar negativo,pq,se der certo,eu vou me surpreender,e se der errado eu já esperava...E se pensar positivo,se der certo eu já sabia mesmo,mas se der errado eu vou ter me iludido e vou decepcionar...
Mas enfim,
não sei,não concordo..!
Amei o post,interessante!"

Faço das dela minhas palavras

Nanita disse...

Eu parei para assistir ao documentário e ele fala mais ou menos isso, que se você quiser algo tem que pensar positivo e você o terá.

Contrariando as leis da quimica eu acho que o positivo atrai o positivo :)

beijos :*

Li Barreto e J Paulo disse...

Vc tem toda razão!!! Agora para alguém q crer nisso cair na real eu já não garanto nda...kkkkkk
BJUS FIA!

Ciça. disse...

Já reparou que sempre que colocamos muita expectativa em alguma coisa, ela dá errado? Deve ser por isso, o negócio agora é pensar negativo pra atrair o contrário. uheauhaeuhaeh
.
Tem presente procê lá no blog.

:*

Geminiana Doce disse...

Nossa!!!
Sem comentários,rsrs.
O pior é que minah sócia é adepta da luz violeta no horizonte...Um Saco!!
Acredito no bem,no amor e na paz!!!
Bjos Lindona!

Fabrícia . disse...

toda ação provoca uma reação contrária e de mesma intensidade


é.a 3° lei de newton estava certa:)
;*

LindaRê disse...

Tá, vc tá pessimista...
Eu to pensando numa coisa pra debater e provar que o possitivo traz coisas positivas mas não estou lembrando. E que tal a lei de Murphy q diz que tudo que dá errado dá muito errado? E se a gente pensar nela ao contrário? Pq não pensar que uma coisa boa vem seguida de outras?
Só uma idéia...

☆ Sandra C. disse...

Ai, encerrou com o que eu já ia comentar: sou muito realista pra acreditar que uma coisa que tem 99,9999999% de chances de dar errado, se eu pensar positivo, vai dar certo. Prefiro não expectar. Prefiro trabalhar pra dar certo!

Mariana disse...

Oi.. voltei.

Isso que segue, é resposta de uma professora (minha mestra.. ohhh), sobre o segredo... Faço minha as palavras dela. Espero que seja esclarecedor para voce!!

falar em cura pelo poder do pensamento positivo propõe duas variáveis de difícil controle metodológico.
Lembre-se que para falarmos em relação de causalidade, é preciso que
a) a suposta causa preceda o suposto efeito (precedência temporal);
b) ocorra covariação entre a suposta causa e o suposto efeito (covariação) e;
c) possa-se descartar quaisquer explicações alternativas possíveis (controle de variáveis intervenientes).
Sem isso, não se pode afirmar nada.
Daí a dificuldade de se conseguir estudos controlados sobre fenômenos deste tipo, e daí a facilidade que explicações pouco parcimoniosas possam prosperar.

3) Qualquer explicação comportamental para um fenômeno recai sobre o comportamento, e suas relações com antecedentes e consequentes.
Assim, escolha o comportamento que você quer analisar. Há vários aqui.
a) procurar cura
c) seguir prescrições médicas
c) meditar, orar ou outras práticas encobertas (pensamento positivo)
d) falar sobre cura...
Qualquer um deles será mantido por suas conseqüências.
Muitas das conseqüências naturais que seguem comportamentos são ineficazes, porque seus resultados são pouco prováveis ou pequenos demais, ainda que tenham efeitos cumulativos.
Um exemplo: você tem um certo nível de preparo físico, então faz uma hora de atividade física, e pode ter um nível infinitesimalmente melhor de preparo físico. É verdade que uma hora de atividade física tem conseqüências naturais, mas elas são muito pequenas para controlar o comportamento.
Então, imagine o tratamento de uma doença prolongada, ou a conquista de melhoras na qualidade de vida. Em qualquer um desses casos, incontáveis comportamentos têm que ser emitidos, até que um resultado seja obtido.
Onde entra o pensamento positivo?
Primeiro, ele é comportamento verbal (enquanto pensado, comportamento encoberto), muitas vezes observável por outros, pois só sei que alguém tem pensamentos positivos se a pessoa relata isso. Posso inferir pensamentos positivos quando a pessoa faz coisas que tem conseqüências naturais saudáveis e assim supor que ela "pensa positivo".
De qualquer modo, pensar é fazer, como disse Skinner, "thinking is behavior". Assim sendo, será mantido se fôr reforçado, diminuirá de freqüência se for extinto ou punido.
Quer maior reforçador para pensar positivo do que curar-se? Independente da cura ser resultado do pensamento positivo, pensar positivo é reforçado pela melhora ou cura. E, inversa e tristemente, não curar-se é uma condição aversiva que se segue ao pensar positivo; e triste e funestamente, a morte põe fim a todos os comportamentos, e assim por suposição é extremamente aversiva. Se o pensamento positivo ocorre, e a cura não ocorre, as condições aversivas enfraquecerão o pensar positivo. Em decorrência do enfraquecimento do pensar positivo, outros pensamentos (negativistas) poderão aumentar de freqüência, não porque foram causados pela doença, mas porque a diminuição de freqüência do comportamento antagônico possibilitou seu fortalecimento.
Pensar que as coisas vão dar certo é o mesmo que ter esperança. Alguns de nós, afortunados, fomos ensinados a pensar esperançosamente, isto é, antecipar conseqüências reforçadoras (tanto reforçamento positivo quanto fuga/esquiva). Mais ainda, aprendemos a fixar regras. "Se eu estudar tudo, qualquer coisa que cair eu saberei e assim tirarei nota." "Se eu seguir os conselhos de meu pai sobre honestidade terei a consciência tranqüila, poderei dormir sossegada, serei recompensada pela evitação de condições aversivas futuras."

Sentimentos são pensamentos a respeito de sensações. Sentimos quando falamos (para nós mesmos ou para outros) sobre as sensações do corpo.
Doenças provocam muitas sensações, mal estar, dores. Pensar positivo (ou às vezes, não pensar, como fazem muitos doentes) pode ser um comportamento mantido por fuga/esquiva de uma condição aversiva - "estou me sentindo mal agora, é verdade, mas se pensar positivamente, poderei me livrar destes aversivos (pensar sobre o mal estar, ter medo do agravamento do quadro, etc) ". A freqüência do pensar positivo é decorrente de nossa história de contingências, do quanto fomos ensinados a "pensar esperançosamente". A resistência à extinção é resultado da exposição a uma história de reforçamento intermitente, o que as condições naturais em geral asseguram, pois nem sempre as coisas boas que esperamos acontecem.

Em resumo: tratar-se, tratar-se desta ou daquela forma, pensar positivamente ou de forma pessimista, são comportamentos e como qualquer comportamento, produto das contingências.

Giuliana O. Santana disse...

Sim, vamos cair na real, por favor.
Uma coisa me ajudou O Segredo..mas vejo que foi sorte ou coincidência.
Na dúvida, continuo pensando positivo..auauhauha
beeeijos.

Roberto Sena disse...

creio que pensar de forma positiva é apenas uma das fases pra que as coisas se realizem, depois disso o próximo passo é AGIR de forma positiva, uma coisa depende da outra...
www.sampameulugar.wordpress.com

Mary West disse...

Pior q tem gente q se deixa levar mesmo por coisas assim. Tipow será q se tu pensar muito q vai ganhar na mega sena, realmente dá p/ ganhar? Oi? Naum neah? Um circulo vicioso sem fim mesmo.

J@de disse...

Eu vi o filme e ganhei o livro... mas acho que eu sou o reverso do Segredo, quanto mais eu quero, menos eu consigo, eu heim!! hehehehe!!
No fundo não é tão simples assim né?
Beijos!!

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar sua opinião, mas seja civilizado.