sábado, 7 de junho de 2008

Tarefa útil.



Algo que tenho notado constantemente é o fato de ter virado moda falar sobre os problemas ambientais, o aquecimento global e etc.
Acho uma moda realmente válida, visto que o planeta está virando um caos graças ao homem, que cometeu inúmeros erros no passado e, infelizmente, continua cometendo os mesmos (e até outros) erros hoje, quando deveriam estar preservando o lugar onde vivem. E que por sinal agora é onde sobrevive, pois como a natureza está tendo de reaver o equilíbrio, o "sistema" se encontra num caos absurdo.

A Ciça, então, resolveu "convocar" seus leitores a escrever sobre esse assunto em seus blogs e eu achei a idéia interessante, pois acredito que nunca é demais martelar esse assunto nas nossas cabeças pra ver se assim nos conscientizamos.
Pois o que se ouve demais é muita gente reclamando e dizendo que as autoridades não tomam atitudes e que isso é absurdo, mas parece que elas não percebem que, enquanto essas atitudes em grande escala não são tomadas, existem outras em menor escala que é uma ajuda imprescindível que poderíamos dar ao planeta e, obviamente, a nós mesmos.
Então resolvi colocar umas dicas aqui muito úteis pro dia-a-dia. E estou tão orgulhosa desse ser o 1º post útil do blog! Poxa, lágrimas nos olhos. Hahaha

Bem, vamos as dicas:

Na Sua Casa:


• Calçada se varre, não se lava. No máximo, use um balde. De preferência com água já usada na lavagem de roupas, por exemplo.
• Instale a geladeira ou freezer em um local ventilado e longe do fogão. Evite abrir as portas destes aparelhos sem necessidade.
• Procure não utilizar o ar condicionado no máximo e, sempre que o aparelho estiver ligado, mantenha portas e janelas fechadas para evitar desperdício de energia.
• Acumule várias peças de roupas para passar tudo de um vez e evite usar o ferro quando outros aparelhos elétricos estejam ligados, para evitar sobrecarga da rede elétrica.
Regule o chuveiro para a estação verão e evite tomar banho entre 18 e 24 horas. Diminua também o tempo do banho.
• Para iluminar a casa, dê preferência à luz natural do sol. À noite, use lâmpadas fluorescentes em vez de convencionais. Apague as luzes onde não estiver ninguém.
• Coloque uma garrafa pet na caixa de água no vaso sanitário - se houver. Isso diminui a quantidade de água usada na descraga.
• Regule as torneiras da sua casa. Aquele pinga-pinga pode causar um vazamento de até 46 litros de água em um único dia.
• Nunca compre móveis que não tenham o selo FSC, que é a garantia de que a madeira utilizada não veio de desmatamento.
• Escove os dentes com a torneira fechada. Uma forma simples e eficiente de economizar água.

Na Sua Escola/Faculdade:


• Se a escola/faculdade tem uma cantina, converse com os responsáveis para que usem copos e pratos laváveis. Os descartáveis geram muito lixo.
• Converse com seus professores sobre a reciclagem do lixo. Pergunte a eles sobre o destino do lixo produzido pela escola/faculdade e sugira uma coleta seletiva.
• Apague as luzes em locais que não estiverem sendo usados. Abra as janelas e deixe entrar vento e luz do sol em sua sala de aula.
• Procure ir para a escola/faculdade de ônibus, trem ou metrô. Se tiver que ir de carro, ofereça carona para os amigos que morem por perto ou pelo caminho.
• Incentive a escola/faculdade a utilizar lâmpadas fluorescentes e produtos com o selo Procel, que garante a eficiência e economia de energia elétrica.
• Mantenha as paredes, lâmpadas e janelas sempre limpas. A sujeira acumulada reduz a iluminação e, conseqüentemente aumenta o gasto de energia.
• Se você vir alguma torneira pingando, informa à coordenação da escola/faculdade e peça o conserto. Uma torneira pingando pode vazar até 46 litros de água por dia.
• Peça para a escola/faculdade utilizar os dois lados do papel nas impressões de provas e exercícios.

No Seu Trabalho:


• Se você trabalha no segundo ou terceiro andar, não espere pelo elevador, suba pelas escadas. Exercício é sempre bom, para o planeta e para você!
• Use os dois lados de uma folha de papel e procure imprimir documentos de uso interno em rascunhos ou folhas que já tenham sido utilizadas.
• Instale torneiras com sensores automáticos. A economia de água pode chegar a 40%.
• Faça regularmente a revisão de seu carro, isso evita que o veículo consuma mais combustível e polua o ambiente.
• Evite comprar mercadorias com muita embalagem, para evitar desperdício de plástico e papel, e gerar menos lixo.
Compre produtos ambientalmente corretos, eles merecem a nossa preferência por reduzirem os impactos ambientais em todos os estágios da produção.
• Recicle o lixo. Ensine seus colegas de trabalho a identificar o que se pode ser reaproveitado e exija que a empresa adote a coleta seletiva.
• Instale o ar condicionado apenas em locais onde não bata sol e feche as cortinas ao ligá-lo. Procure também manter os filtros do aparelho sempre limpos para o ar circular melhor.
• Use transporte público para ir trabalhar. Se não puder fazer isso todos os dias, escolha pelo menos um na semana para ir de trem, metrô ou ônibus.
• Quer fazer um estilo? Vá ao trabalho de bicicleta. Você se exercita, diminui a emissão de gases na atmosfera e ainda evita os congestionamentos.

Fonte: Greenpeace


Eu sei que nem todas estas dicas são possíveis de serem realizadas, mas sempre é válido um pouquinho de esforço, não é mesmo?



"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo."
Mahatma Gandhi

38 comentários:

Paulo R Diesel disse...

Pode ser o teu 1° artigo útil (segundo tua versão), mas ao mesmo tempo é inutil porque o povo, o povo, o povo não tá nem aí para a preservação, quer viver o momento e se hoje não lhes faz falta, não pensa em poupar.
É triste mas é só observar.

Bj, Nathália

Nathália disse...

Infelizmente tudo o que você disse é verdade, Paulo.

Eu tava pensando nisso agora a pouco. Rsrs

Letícia Perini disse...

aaaaaaaah, concordo plenamente. Nem todas as dicas são tão fáceis de serem realizadas. Eu, por exemplo, separo reciclagem, vou pra escola e tudo quanto é lugar de bicicleta, mas não comsigo de jeito nenhum ficar economizando folhas, usando os dois lados.. ahsuhasha

Mas salvar o planeta depende da atitude de cada um, então, todos tem que fazer o que podem fazer. Quando cada um fizer a sua parte, as coisas começarão a melhorar ;D

Helio Lambais disse...

Muito bom este seu post !!!! É exatamente algo que todos nós deveríamos nos concentrar e fazer, mas acontece ao contrário, nos preocupamos e em cinco minutos estamos fazendo tudo errado !!!!

O erro é a nossa sina !

Bjus

Dama de Cinzas disse...

Meu namorado é bem preocupado com essas questões ambientais. Ele faz doações para o Greenpeace e procura seguir esses ítens.

Li a lista no post e acho que já sigo a maior parte desses ítens, até porque odeio disperdício. Isso foi algo que meus pais me deixaram de bom!

Beijos

Diego disse...

Salve o planeta Terra!

Nadja Reis disse...

Interessante esse teu texto!É isso mesmo,se não nos conscientizarmos de que o planeta pede socorro,quem o fará por nós? bjosss

Tanmi Morais disse...

sou totalmente a favor de campanhas ecológicas, concordo qdo vc diz que tá virando moda, e espero que qdo essa moda passar, as pessoas tenham realmente aprendido algo e que sigam com isso.

PS: era exatamente isso que eu queria passar no meu post, a idéia de que muitas vezes as palavras simplesmente fluem...

=*

Talita Corrêa disse...

Nhaaaaaaaaaaaaa é isso ai flor!!
Seja consciente.

Bjs

Mariana disse...

Saber o que deve ser feito muita gente sabe, o negócio é ir lá e fazer. Já estamos muito acostumados e viver da maneira errada, afinal, durante muito tempo ela foi a correta. Por isso é preciso muuuuita força de vontade.
Bjoo!

Alice Reis disse...

o assunto é mtooo bom!! mas eu nao tou com toda essa inteligencia de vcs ultimamente..rs

adorei as dicas...

bjoooos!!!!!

Flávia disse...

Tem presentim pra vc lá no blog, frô.

Beijo!

Bill Falcão disse...

Este é MAIS UM post de utilidade pública da Cólica Mental Foundation!
E, como sempre, eu tô contigo e não abro!!!
Veja, no lado direito do jornal, embaixo, quase no fim, uma relação de links que considero "da Lua"! Precisamos sempre lembrar disso, você tá totalmente certa! Moramos neste planeta e ele tá doente!
Ah, tô levando seu banner, OK? Levaria mesmo se fosse feinho. Porque é seu! Mas, é muito bunitinho! E é seu! Então, eu levo! Porque é seu! Iiiihhh, chega!!!
Um bjooooooooooooooooooo!!!!!!!!!

Patty disse...

Tá certíssima, Nathália!

É preciso que nos esforcemos um pouquinho nos cuidados com o nosso mundo!

Belo post!

Um beijo e ótima semana!

Tâmara disse...

Nathy...acredito que assim conseguiremos chegar num lugar bem melhor pra se viver que este..ne?

Bjao, Lindona!

Janete Andrade disse...

infelizmente a maioria das pessoas não tão nem aí pra isso, falta informação, elas não têm consciência do que a falta de cuidado com meio ambiente, a presevação das nossas matas, pode ocasionar...


;***

Ciça. disse...

Li o post ontem, mas na hora tava tão cansada que nem comentei...
.
Colocamos na porta do CA da faculdade aquelas lixeiras coloridas pra separar o lixo, acredita que o povo tem coragem de jogar tudo misturado? E olha que eram pra ser pessoas 'escralecidas' visto que estão numa faculdade, né?


:*

LindaRê disse...

Ok, eu vou tentar!
;-)

bjs

Mari Vianna disse...

Como tudo que gandhi fala, é certo.
Mas bobagem, ninguém tá nem aí com nada, só quando tudo aperta. Também, não somos nada. Somos um monte de células, agua e sangue. Que no fim das contas vai continuar não sendo nada e vai todo mundo pro mesmo buraco ... ;/

brigada MESMO pela força ,
está sendo preciso !

Um beeijo!

Aline disse...

Minha parte eu faço, e sirvo de exemplo pra quem quiser.

Bjm

Giselle disse...

Bom, eu faço a minha parte. E encho o saco de todo mundo para que "as partes" alheias sejam feitas.
Ficou estranho, né? huheuhuehuehe
Mas é possível entender eu acho.

:*

Nataliinha disse...

300 mil anos sumidas.
Como forma de recompensar, vou comentar em todos okei ;
Dps a srta. Xará, da uma olhada !
Enfim ...

Brinca q vc acha q 10% da pop brasileira cumpre pelo menos metade disso aê né ?
é ruiim hein !

Bjs =)

mel disse...

Concordo plenamente com você :)

Espero que as pessoas tenham consciência mesmo de que é necessário preservar nossa casa, porque se não nós não teremos filhos fofinhos, nossa futura geração irá acabar.

O ruim é que não dá para andar de bicicleta porque muitos motoristas não respeitam os ciclistas, aí também já é um outro ponto que deve ser bastante debatido: respeito no trânsito.

Beijo! =*

*Raíssa disse...

Como a grande maioria das pessoas, eu me preocupo com o meio ambiente mas não faço muita coisa pra melhorá-lo. Eu faço algumas dessas coisas aí de cima, mas é tão pouco que quase não faz diferença no mundo, se pensarmos bem. Na faculdade e no trabalho, não podemos fazer quase nada, pois nossos superiores pouco se importam com isso, só se preocupam com o lucro.
Mas apesar de tudo, é sempre bom lembrar de vez em quando as pessoas sobre o caos ambiental causado pelo homem pra ver se elas se tocam um pouco mais.
Beijos

Anônimo disse...

Não faço muitas coisas pelo meio ambiente, mas acho que deveria me preocupar mais e fazer muito mais. Mas nada melhor que um bom banho quente e demorado *-*
Eu já plantei 3 arvores, elas ainda estão pequenas, porque eu plantei desde a semente.
Só que o problema é: todo mundo fala sobre questões ambientais, mas ninguém faz nada. ACho que as pessoas são muito acomoddadas.

Beejo :*

Veriana Ribeiro disse...

oh, que emoção, o primeiro post dela com util. que lindo!

boooom, sobre esse assunto. Meu pai é ambientalista. faz palestra e tudo, ate na frança já foi palestrar ( e nem me levou ou tirou uma torre da torre eifel....besta ), então estou bem por dentro desse assunto. Não qu eu seja uma exemplo de garota que luta pela natureza, mas oi? eu detesto quiemadas e dou bronca em quem faz. Escovo os dentes com a torneira desligada (e andando pela casa) e sempre jogo o lixo na lata de lixo. muitas vezes fico andando com o lixo por ai na mão ate achar a lata, ou coloco na minha bolsa ( falando nisso, tenho que tirar aqueles papeis de bala de lá....hum,... )

um pouco de consciêcia n faz mal, e a terra agradece. Nós tb.

Leonardo Werneck disse...

O Planeta agradece cada vez que uma lâmpada de consciência ambiental acende.

Beijos

Dayane disse...

Vc me perdoa?Nao li o post pq ta moh tardao e to com moh sono =(.Sei q to saindo perdendo,pq sao posts sao tds otimos (sem puxaçao de saco).Bjo

Cin disse...

Mto legal essa conscientização da comunidade blogueira.
Boa semana! Bjinhos!

Bruno disse...

Boa iniciativa! Coisas simples, mas vai ver quem faz? Eu mesmo não sigo todas essas dicas :/
Mas to me esforçando. Consegui convencer a "patricinha" que é síndica aqui do prédio a colocar coleta de lixo seletiva. Agora só falta ver se os matusaléns que moram aqui irão colaborar...
Beijo!

Isa disse...

Todo mundo pensa que o inverno "esfria" o sol né? hahaha. Nada a ver. A gente fica exposto do mesmo jeito ;@

Boa semana, Nat.
Bjs! ;***

LindaRê disse...

Guria, tem presente pra vc no meu blog! Beijos

matheuss disse...

meus banhos quentes de três horas devem ser abomináveis pro greenpace, mas eu tento.
bju**

AVESSOS disse...

tentarei seguir mais coisas dessa lista. abracos

Tarci disse...

Se cada um fizer sua parte a gente chega lá. O problema é que as pessoas não tem consciência disso.

Bjos!

Sujeito Oculto disse...

Sim, sim. Todos sabemos, alguns de nós fazem e, provavelmente, seria muito pior se ninguém ligasse o mínimo.

Agora vou ter que criar outro selo pro seu blog! Quando tiver tempo faço isso.

Bárbara disse...

"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo."
Nossa,essa frase resumiu tudo.
São gestos simples que realmente todos podemos fazer.
Basta querer *-*

Mary West disse...

Eu naum fico com o chuveiro ligado durante todooooo o banho e tb jamais jogo lixo no chão. Sei q são poucas coisas, mas sei lá...Sinto q faz a diferença.

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar sua opinião, mas seja civilizado.