domingo, 7 de dezembro de 2008

Autores que têm fãs escrotos.


Título do post malandramente copiado retirado do nome de uma comunidade do Orkut.

Essa onda de Caio Fernando Abreu, Fernando Pessoa e Dostoiévski nos perfis do orkut e em nicks do msn me faz rir.
E me enoja um pouco, pra ser sincera. Virar um fã alucinado de alguém, da noite para o dia, depois de ler um trecho de algo que essa pessoa escreveu? People are strange.

Não, eu não tô pagando uma de super intelectual revoltadinha.
Só penso que essa coisa de achar bonito o que não se entende é vergonhosa. Mas também não tô dizendo que as pessoas que fazem isso são semi-analfabetas que querem parecer descoladas e inteligentes.

Porém não é de hoje que é comum perder o folêgo com coisas que nem se sabe direito o que signifca. Parece que quanto menos se entende, mais perfeito é.
Isso me lembra o Parnasianismo (mal comparando). Textos um tanto sem sentido que abusavam de palavras rebuscadas e da métrica perfeita. E todos aplaudiam de pé, mas nem sabiam ao certo o que aplaudiam.

Mas tá, tá. Eu vou parar de resmungar.
Quem quiser usar frases célebres de pessoas célebres em perfis de orkut e afins, que use. Elas tão aí pra isso mesmo, né... Fazer o que?

Mas, pelo amor de Deus, vê se pára de escrever Clarisse Lispector, porra!

44 comentários:

.a nega do neguinho. disse...

Aaaaah eu achei o lay...A TUA CARA!

Na moral...


fiquei chocada, mas parede mermu!
hauhauhuahua


=)

Paulo R Diesel disse...

Manda esta turma entrar nos nossos blog's Nathália e ver e ler o que realmente é literatura, poesia,
Kkkkkkk

Beijo

Dani Antunes disse...

"Textos um tanto sem sentido que abusavam de palavras rebuscadas e da métrica perfeita. E todos aplaudiam de pé, mas nem sabiam ao certo o que aplaudiam."

Tenho a mesma opinião a respeito do Parnasianismo... Mesmo estudando Letras! rs

=)

Quanto ao pessoal que sai colocando citações, concordo.

E é aí que me pergunto: Será que quando as pessoas lêem coisas de Caeiro, por exemplo... Será que elas sabem que TAMBÉM foram escritas por Pessoa? rss

Carice, Pessoa, Drummond e afins devem estar se revirando em seus túmulos por conta desse povo que, não satisfeitos em copiá-los, ainda esquecem de dar os devidos créditos... Isso quando não pecam na ortografia!

Oh, Céus. Oh, vida! rsrs

Boa semana... Beijos

Pavón disse...

Hahahaha... impossivel nao rir, mesmo por que eu tenho uma dessas frases no meu orkut. Mas penso da seguinte forma, quando o autor escreveu, foi algo que despertou nele, algo inspirador, um desejo e uma emoção... porém aquele que lê ve despertar em si uma emoção, muitas vezes diferente do autor e unica e particular a pessoa...

Afinal, nao será a arte "emoção sem o desejo"?

beijos

Anna disse...

Eu imagino o desgosto desses autores! Já viu aquele texto: Um dia você aprende que... Que todos os Joselitos do orkut amam colocar a negritar a autoria de Shakespeare, e o texto nem é dele!
É por isso que o Brasil não vai pra frente.
Beijos

meus instantes e momentos disse...

Até que enfim alguem viu isso.
Qta babaquice por aí. Cansa realmente.
Um ótimo final de domingo pra vc.
maurizio

raai. disse...

"A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão."

Tá, isso é do Cai

ehioahieawheoiaheoawhioewo F, será que explica o fato das pessoas gostarem cada vez mais do que não entendem? :~

;** Nati

*Raíssa disse...

Realmente, essas pessoas são toscas, também me irrita ver perfis de orkut e frases de msn com essas citações. Aí a pessoa entra na comunidade do autor 1 semana depois e vira "fã".

Eu gosto de Clarice Lispector, mas nunca li livro nenhum, só gosto de algumas frases que já li. Pus 3 no meu orkut porque me identifiquei com elas naquele momento, mas só. Conheço muita gente que mal leu uma frase dela e já se diz fã. Enjoa-me. ¬¬

Beijos!

Nataliinha disse...

Esse povo acha que é intelectual !
Só isso !
Me da pena deles !

Oh :O o.O

Bj bj =)

Sofia disse...

É, o problema mesmo é que fica até banalizado.
Entende?

Adorei o ursinho... Hahaha!
E amei o blog. :)

O Digitador! disse...

Ohhh eu não tenho mta cultura.. pq eu via falar dessa clarice lispector em todos blogs e nem sabia quem era... ai fiz uma pesquisa a respeito... eu tenho uma fraseno meu orkut mas nem lembro a quem pertence... a frase é a seguinte: "As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem"

Mas eu coloquei ela pq da menina lah... pq ela me deletou e achou q eu ia entender... mas fikei bravo rsss....

relaxa o visual tah legal... vc q faz os desenhos? akele do antigo template era mto louco!

lyani disse...

O Lay ficou a tua cara!
Mas eu gostava mais do outro Oo

E nossa, me senti um nada agora... só não me senti muitoooo nada, pq não é de agora que gosto de Clarice e Caio. É de tempos e de várias leituras de seus livros... então acho, ACHO que me savlei... hehehehehe

bjos

Letícia disse...

Isso é horrível! Odeio quando isso acontece. mAs fazer o que, né? Fernando Pessoa, Quinta, Drummond, Vinivius de Moraes e outros grandes devem estar se revirando no túmulo hehehehe.

Beeijo ;*

Robson disse...

Putz tudo a ver esse novo layout! gostei demais!
"hão mais mistério entre os séus e a terra do que supõem nossas vã filozofia "Uilian Cheikespere"

hehehe Bjão

tf. disse...

"Autores que têm fãs escrotos"
eu tenho essa comunidade, kkkk.
e agora todo mundo deu pra ler Clarisse Lispector.

Maldito disse...

Acho que quando finalmente encontramos as respostas,....a vida vem e muda as perguntas!
Bjs

°° Desequilibrada °° disse...

Não mulher...
Sabe o que tu me fez lembrar agora?
Da atual namorada do ex da minha amiga... (entendeu ai o processo?)
As comunidades do kut dela são altamente contraditorias...
"Adoro a Cristiane F." e "Leio Agata Cristie"
puuuuuuuuufffff!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gente sem noção né!?
alve maria!!
=D

°° Desequilibrada °° disse...

Adorei esse layout novo!!
O melhor de todos!!

Dama de Cinzas disse...

Existem dois que eu realmente gosto: Fernando Pessoa e Clarice Lispector, já li alguns livros dos dois e os acho perfeitos quando preciso traduzir minha alma...

Agora... realmente tá cheio de gente que lê uma frase e já ama o escritor como se tivesse lido tudo dele... rs... Aí realmente é difícil aguentar...

Beijocas

lyani disse...

Ah num se preocupe Nathália... eu entendi! Tava só brincando ^^

E adoro seus posts, simplesmente ADORO!!

disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
gostei!
tb n aguento mais frases de Clarisse Lispector. é febre!

Elis disse...

realmente muitas vezes da enjooo nauseas coisa desse tipo quando ver muito as mesmas frases coisas e tal..
mais quem tem olhos ve e ler o quer..agora mesmo to colocando lá no meu msn uma frase da clarise ahhhhhh, le quem quer escrevi quem tem cultura....kkk! xeroo fofix! seu lay ficou legal!

Salve Jorge disse...

Pra quem cita
Espero que reflita
Que a coisa dita
Bem pode ser bonita
Mas que também evita
Dar a ler palavras tuas
Às vezes melhores coisas cruas
Nuas
Sujas de você
Que estar à mercê
De idéias alheias
Se vem do outro sempre cerceia
O que você teria a dizer
E só pra citar alguém
E terminar bem
Vou de Raul
"Antes de ler o livro que o guru lhe deu você tem que escrever o seu..."

Jana disse...

Hahahahahaha.
Concordo em gênero número e grau.
Um dos autores com o qual tenho mais implicância é o famosinho-cult Jack Kerouac.
Já tentei ler todos os seus livros, e adormeci na página 5.
Mas vai falar mal do cara prá ti ver...
Linchamento na certa.

Devemos criar nossas próprias frases.
E escrever nosso próprio livro.

Grande beijo querida!
:)

Ps.: template do caralho! A-mei.

Kamilla disse...

Concordo com vc, esse tipo de coisa tb me incomoda um pouco.
Mas isso vai sempre existir...
Se portar como fã e escrever Clarisse é de cortar o meu coração.
E se eu te disser q acho q Fernando Pessoa foi fenomenal, mas parece q não deu química comigo. Clarice Lispecto eu nunca li, acho q de tanto q lia em blogs q as pessoas a amam. Mas ainda tenho vontade de ler para conhecer!

leticia disse...

ah,eu admito q NÃO sou uma pessoa culta de ler um mont de livros de pessoas famosas,escutar musicas cultas e ler poesias e ser fã desses autores e tals.

Sophie disse...

Ahhhh nem me fale... tenho várias pessoas no msn/orkut com frases tanto da Clarice quanto do Fernando Sabia (a quem admiro muito)...
aqui, há livros dos 2 escritores indicados pro vestibular... lêem por obrigação e se passam ¬¬

Acontece muito com bandas também. E isso me fere mais do que com autores. Um exemplo maior é do Guns n'roses, que conhecem só Sweet Child of Mine e amaaaam a banda ¬¬ (dei só um exemplo clássico, já que nem sou tão admiradora deles :P)

=*

Lidi disse...

HAHAHAHAHAHAHA!
Adorei!

Acho que é justamente por esse tipo de gente, que coloca essas frases em e orkut e tal, que eu tenho um certo preconceito com determinados autores, tipo Clarisse. Mas ainda vou ler algo dela, e quem sabe coloco algumas frases no meu MSN?! :D

Beeijo!

disse...

.clarisse é CLASSICO em perfil de orkut!
kkkkkkkkkkkk
bjs flor

Cin disse...

Clarice com dois ss é foda mesmo!
Bjosss!

CaHanson disse...

ñ sei, to me sentindo uma unutil por no momento ñ saber decorado nenhum texto da clarisse lispector, serio, nem sei se é mulher. mas ok. é bonito, gosto de fazer meus textos, claro q procuro me basear, mas sim, todo canto q vou tem um textinho copiado. isso vira uma tosquidão só.

amei o blog !
;*

Pauliinha; disse...

aaaaaaaah que mara (Y)
concordo inteiramente com voce, as pessoas usam frases sem nem entender só pra parecerem inteligentes :x
fooda mas é a realidade.
beijos :*

Gisa disse...

hahaha, ok, ok... já consertei seu nome. É 'nathy' e não 'naty', né? rsrsrsrs. Foi meu post que te deixou revoltada? 8)

Thiara Ney disse...

Hahahahahaha. Sabe, eu sempre achei meio zuado quem fica se descrevendo com músicas e poemas e blablablás. Caraca! Será que as pessoas não conseguem sequer descrever a si mesmas com as próprias palavras?

Enfim...

bjus!

J. disse...

Eu acho que me identifiquei!

Mari Vianna disse...

HAHAHAHHAHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHHAHA MORRI, DE VERDADE!
M U I T O SINCERA, PQP!
Isso me irrita DEMAISSSSSSSS !
O pior eh que todo mundo coloca os MEEEEEEEEEEEEEEEEEESMOS textos! "Nao corra atras das borboletas"

Ok, cansei!
HAHAHAHAHAH

Brúh disse...

Realmente da uma cansada esse povo..hahaha
Que não entendem ou acham que entendem neh ?
Nossa mesmo nessa "revolta" com o s templates e fazer um menos cheio de coisinhas fofas, teu blog tah mto lindinho.. :]
beijinhos

Jéssica Trabuco disse...

huahuaha... esse texto me fez rir.
Porque é mesmo cômico vê tantos textos bonitos em msn e orkuts alheios.
Uma vez perguntei o que certa frase significa a um certo alguém que disse: "Sei lá vei, achei bonito!"

¬¬'

É um absurdoo mesmoo.. mas fazer o quê neh.. isso não vai parar.. =/

Jéssica Trabuco disse...

Selinho pra ti... olha lah no meu blog =)

Lu, anda! disse...

"Querem parecer descoladas e inteligentes". E é só isso mesmo.

Bill Falcão disse...

ClariSSe??? É ruim, hein??
E o Cólica continua em mutação!!!!
Mas, como sempre, pra MELHOOORRRR!!!
E um bjooooooooooo!!!!!!!!!!!!

Guria disse...

Acho que isso anda tão comum quanto precisar fazer cocô... as pessoas perderam total a noção do ridiculo... jauauahuahua
Beijos

Ariadny Theodoro disse...

Ah você resmungou TUDO .
Principalmente daquele perfil da Clarice Lispector :
'Gosto dos venenos mais lentos ..
e assim vai ..

Nathalia Ferro disse...

=/
olha, se fosse a disseminação descontrolada da bunda da carla perez quicando num vídeo do youtube (o q é até muito improvável, pq carla perez ficou out até o miolo da alma) eu até concordava ctg.
mas acho q cultura nunca é demais, e deve ser sim banalizada. no sentido de ser popularizada mesmo.
não tou com papo político nem nada, mas intelectualismo déspota não cabe num tempo desses que nem o nosso. só não gosto é quando atribuem textos que não são do autor referido, e realmente isso é o pau q rola na rede.
agora, eu prefiro mil vezes ler repetidamente um texto da clarice, ou do fernado (e todos os caras q ele era), ou do caio, num profile de orkut do que uma letra dum forró-bunda (que é como chama aki na minha cidade). pq a pessoa mostra q pode até n ser um fenômeno da crítica literária, e n entender patavinas do q colocou lá, mas pelo menos expõe e contribui para q outras pessoas tão ignorantes quanto tenham estímulo para evoluir de seu estado original.

enfim, acho q é sempre chato quando as pessoas concordam sempre. mas não tou discordando só pra ser divertida não.

mas teu blog é massa, e não vou gostar se alguém discordar comigo. =] =*

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar sua opinião, mas seja civilizado.