sábado, 28 de março de 2009

Sessenta minutos.

A Hora do Planeta é um projeto muito interessante.
E, na minha opinião, não passa disto.

Muito legal, descolado, cool, moderninho, ecologicamente correto - e todos os adjetivos da moda - pessoas apagarem a luz durante uma hora. Segundo o próprio projeto, isso é para demonstrar à todos sua enorme preocupação com as mudanças climáticas que estão ocorrendo.

Porém, analisemos: não seria melhor demonstrar toda sua enorme preocupação com a Terra agindo para o bem dela todos os dias?
Sei lá... Não precisa instalar um painel solar na sua casa. Pô, são coisas simples, sabe? Tipo, não jogar lixo no chão, diminuir o tempo no banho, tomar banho quente apenas quando realmente necessário, fechar completamente a torneira da pia do banheiro ou da cozinha, por exemplo, para evitar que aquela incansável gotinha que pinga de um em um segundo se transforme em muitos litros d'água, não deixar aparelhos ligados à toa, quando possível ir a pé ou de bicicleta para algum local, etc etc etc...

Muitas coisas para o bem do planeta são caras, isso não se pode negar. Contudo, muitas outras coisas também eficientes estão ao nosso alcance e não gastamos nenhum centavo com elas. Pelo contrário, economizamos.

Por que ao invés das pessoas somente apagarem as luzes de suas casas por uma hora a fim de demonstrarem preocupação, não se cria uma ONG que invista de verdade na conscientização da população e explique às pessoas as pequenas coisas que podem ser feitas?

Afinal, convenhamos que um punhadinho de gente fazendo alguma coisa não adianta muito, embora seja importante.
Mas se fosse possível milhares de pessoas tomarem pequenas providências, seriam perceptíveis as mudanças que ocorreriam.

Repito, a Hora do Planeta é um projeto muito interessante, contudo, não é nem o início da solução do problema.

50 comentários:

Francisco Silveira disse...

Até que um dia, hein!
Uma semana sem posts no "Cólica" já estava demais.
Quanto a Hora do Planeta, concordo que não muda muita coisa.
Amanhã de manhã, com sol, vai ter gente que ficou no escuro hoje por uma hora, e vai deixar a luz acesa e a torneira pingando.
Um beijão!

Bertonie disse...

Eu tava conversando sobre isso a pouco tempo, rs.
Isso é apenas um gestinho simbólico maneirinho. Não vai surtir nenhum efeito apagando as luizinhas de casa. E mesmo se surtise, só algumas pessoas o fizeram (e o Cristo Redentor também!)

Também acho que a grande diferença está nas pequenas coisas. O fechar a torneira por completo, o não demorar muito no banho quente, não jogar lixo na rua. Tudo ajuda muuuito. Mas demorou-se muito para a população passar de uma mente 'medieval' para uma consciencia totalmente 'capitalista' (um por todos nao, e sim cada um por si!). E vai ser muito difícil fazer a população ter uma mente centrada no futuro em tempo recorde.



beigos mil

Nathália Monte ;D disse...

oxe..soube disso nao!mais que merda..tantas outras formas de ajudar o planeta,como foi dito por vc.aff..
gosteii muito do texto ;*

Grazzi Evans disse...

Também achei essa idéia maneira e tudo o mais,mas fiquei pensando comigo: Do que adianta isso?
Só pra falar "Olha só como estamos fazendo algo,estão vendo?!"
Sei lá,é hipocresia,na minha opinião.
Mas tudo bem,como você disse,é interessante,mas não é nem o início =/
-

Ah,se der pra escreevr 3 então...aushaushua
Eu nem tinha 7 coisas também pra escrever ¬¬.Fui enchendo linguiça :P

Beeeeijos e parabens pelo post.

Paulo R. Diesel disse...

O guria.Tu tava aqui na sala, comendo pastel conosco
e tomando umas brahmas e escutando o que
falávamos sobre este assunto? Concordamos
plenamente...

Beijo

Ivi Derzi disse...

Concordo em número, gênero e grau!
Hehehe :)

Acho que essa hora do planeta também serve pra muita gente se sentir aliviada da culpa de não se preocupar com essa história, mas a verdade é que ninguém se preocupa muito...Esse comportamente nosso com o meio ambiente vai levar levar anos pra ser mudado, mas acho que iniciativas como essa já chamam atenção pra alguma providência!

Beijo moça ;*

Bill Falcão disse...

Você sempre faz acréscimos preciosos a um tema, Nat! Como você viu, eu também divulguei a Hora do Planeta lá na redação, sabendo que é um pequeno passo, mas também acreditando que só poderemos "salvar" nossa casa se outras pessoas forem alertadas. A devastação causada pelo ser humano, com milhões de veículos e chaminés jogando poluição no ar a cada segundo, cria tsunamis e desertos, sabemos disso. Mas, vem cá: QUANTAS pessoas sabem realmente o que se passa? Quantas sabem o que devem fazer? Observe a reação de nossos próprios leitores! Muitos vão dizer que não têm nada com isso, ou nem sabiam de Hora do Planeta ou coisa semelhante. Outros pensam que aquecimento só acontece no Polo Norte ou na Groenlândia. Vai ter gente botando a culpa no Obama.
Enfim, seja o que fizermos pra alertar aos que nada sabem, e aos que nada fazem, já será algum avanço. Se a gente desistir, parar, esquecer, aí sim é que não haverá mesmo futuro algum!
Por falar nisso, e nosso futuro na Last FM? É tão grave quanto o aquecimento global!! Me dê uma luz! Diga que não é verdade!!!
Bjoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

J@de disse...

Sinceramente... eu lembrei, mas na hora esqueci!!
Mas sem culpa, porque definitivamente eu faço minha parte, como vc disse, não deixo água pingando, tomo banho rápido, não jogo lixo na rua, etc!
Estava com saudades de vir aqui, estou atualizando a leitura!
Beijos!!

*Raíssa disse...

Eu achei bobo esse negócio de apagar as luzes por 1 hora, se você bem quer saber. Não vai fazer diferença nenhuma pro aquecimento global. Tinha que fazer essas coisas todas que você citou - economizar água, diminuir a emissão de gases, etc.

Beijos!

lpzinho disse...

Concordo com vc.
Fiz pela minha consciência, uma parte... a chamada 'minha parte'.
Mta gente não fez, nem faria.
Mas nem é esta a questão. A coisa vai mais longe, seja pelos Países, governos e governantes que apagaram luzes ou não mas que no dia-a-dia apagam vidas, se apagam e esquecem o planeta ... seja pq mta gente sequer sabia desta proposta.
Vou aproveitar e comentar o q a Raíssa escreveu(pq eu amo essa menina hehehe), concordo tb com as palavrinhas dela.
Enfim... obrigado pela visita e palavras. Um beijo..e depois eu volto pq quero te fazer uma proposta ehehe ^^
Enfim, estamos longe de conseguir algo coletivo, em benefício do próprio planeta. Como vc disse, foi interessante. Mas só, justamente pq vai ficar na simbologia!

Jota Effe Esse disse...

Eu participei e espero que dê frutos que nos impeçam de cair no caos total. Meu abraço.

Niseloka disse...

fiqui feliz de saber que repercutiu bem pela internet esse assunto, mais infelizmente eu esqueci de apagar as luzes...

Lih disse...

ela apareceu!!! ^^

bom, concordo contigo. É mto fácil apagar luzes, pra entrar nessa modinha que é ser "ecológico" hj em dia. Mas efetivamente ninguém faz nada.

Fácil participar de movimentos.. difícil é acatar pra si a responsabilidade diária..

beijinhos!

☆ Sandra C. disse...

Natáaaalia, tô bege!
Esse post é muito diferente dos que você publica normalmente. Coisa política, hein? Choca!
Mas muito bom.

Enfim, não vou nem mentir que eu não desliguei nada ontem. E nem vou desligar, porque uma andorinha só não faz verão.. Eu tenho consciência de que a minha parte eu faço: se saio de um ambiente que não tem ninguém e a luz está ligada, eu vou lá e desligo. Na minha casa faz-se coleta seletiva e aqui dentro mesmo procuramos reutilizar vidros e embalagens plásticas. Sacos plásticos não vão para o lixo, aliás, os utilizamos para a coleta dele.. e por aí vai.

Tô consciente!

Tarci disse...

Oi! Bom pra gente acho que não faz muita diferença, pq nossa fonte de energia elétrica é "renovável",até que ponto ela é renovável eu não sei. Mas em outros países que usam carvão mineral como fonte de energia esta iniciativa é até bem interessante, uma maneira de fazer as pessoas tomarem consciência do tanto de energia que desperdiçam( é assim que se escreve? rsr) . Eu acho válido. Pq apesar de parecer pouco, é com um pouquinho aqui, outro ali que a gente chega em um muito. E melhor do que não fazer nada e ficar de braços cruzados é tentar se juntar a estas pequenas iniciativas e tentar fazer alguma coisa.


Beijos!

M. disse...

Concordo com tudo!! Vc acaba de ganhar uma fã. srrs

Bjos!!!

Marina Melow disse...

Eu fiquei sabendo a respeito disso através de blogs.
Muito legal essa iniciativa.
Blog também é cultura =]

Beijoos!

Mangarosa disse...

Amiga Nathália, concordo plenamente com o seu texto. A questão é tão urgente que precisa ser encarada de forma mais abrangente e urgente, senão a vida humana será breve. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelos gentis comentários.

Abraços - Mangarosa

Felipe disse...

É, aconteceu sim...rs Eu tava do lado dele, e como nem sou escroto, comecei a rir na hora!

Quanto ao post, concordo contigo. Achei superficial demais. Apagar as luzes. Estamos preocupados. E aí? Foda-se? Se ninguém fizer nada além disso, pode-se apaga-las por 30 dias seguidos que o planeta ta fudido. Morei em Curitiba, achei a cidade o cu do mundo de chata, mas eles dão aula nos cariocas no que se diz respeito a respeito. Nao sujam, nao picham, reciclam e separam o lixo. Era chato de tão perfeito! Sério!
Beijocas

Thais Reis disse...

Desde de que eu vi o comercial ,eu adorei a ideia,é bem legal mesmo.
Como você falou essa não é a chave para os nossos problemas,está longe disso,
è só mais uma maneira de demonstrar que nós nos importamos com um planeta(bem pelo menos alguns se importam.
Bem eu participei ontem da hora do planeta,é importante pelo menos demonstrar se importar.
Bjks

Ana Lu disse...

Cuidar do planeta realmente é muito mais que ficar 1h com a luz apagada, mas se nem isso as pessoas se dão ao trabalho de fazer..

Alice disse...

acho que sessenta minutos no escuro realmente não vai salvar os ursos polares. Mas só pra garantir, eu apaguei.

:D

camila disse...

Concordo com vc, esse tbm eh meu lema.
a propósito, valeu pela visita =D
fiquei contente, visito seu blog sempre que posso, gosto mto do q vc escreve, e concordo na maioria das vezes
inté

Larissa. disse...

Quem faz a diferença são as pessoas que, todos os dias pensam nisso. De alguma forma buscam ajudar... até mesmo apenas ter educação!
Eu fico enojada quando, muitas vezes, ando de ônibus e vejo pessoas de dentro jogar pepel, e outras coisas pela janela. Que educação é essa?? Ridículo.

Então, achei bem criativa a iniciativa, mas quação fosse total!

;**

Moça do Fio disse...

Vou falar, amoreco ;-))

Concordo com você. É claro que a iniciativa da Hora do Planeta é bem bacana. Mas podemos fazer coisas que ajudarão muito mais, e isso diariamente. Como: fechar a torneira enquanto escova-se os dentes, não lavar a calçada com água potável, etc. Enfim, atitudes simples e que podem fazer uma diferença enorme na nossa vida.

Beijos.

Marcela disse...

Concordo contigo.
Sabe, eu não apaguei a luz aqui, porque não adianta fazer isso uma vez ou outra na vida. Se todos fizermos coisas simples, se todos sempre tivessem feito as coisas simples necessárias para o bem do planeta, nada disso seria necessário.

Abraços.

Amanda disse...

Eu achei uma ideia legal, mas eu nao sei se vai ter o papel necessario (: boa semana

amanda

Pintura em Camisetas disse...

Olá!
Vim lhe convidar para que conheça um pouco do meu trabalho de pintura em camisetas!
Até

http://ramasppfp.sites.uol.com.br/pinturaemcamisetas.htm
http://ramasppfp.sites.uol.com.br/modelos.htm

::::FER:::: disse...

esqueci de apagar as luzes...... ( xiiiiii)

Talita S. disse...

O pior é que eu nem tinha visto isso.Uma amiga minha me falou esses dias.

Eu sempre digo:se cada um se corrigisse nas pequenas coisas,aí poderia estar o início da solução do problema.

Beijo!

Menina da Imprensa disse...

O phoda(porque definitivamente não falo palavrão rsrs)é que a iniciativa é fantástica, mas o peso desse nomezinho é estratosférico. É i-ni-ci-a-ti-va memso e só! Parece um livro bem escrito, mas só com o introdução... bem, continuemos nós fazendo o pouco que pudermos.
Kisses

Dama de Cinzas disse...

Acho o mesmo! Temos que economizar, usar o necessário. Fui criada de um jeito que despedício era algo muito errado e cresci com esse princípio. Hoje em dia pra mim é natural a economia...

Beijocas

°° Desequilibrada °° disse...

Ei fiiiiiiiiiiiia????
Tu num quer fazer meu TCC não?!
Falou tão buniiiito!!!

É sobre Educação ambiental, oia como num é esse destino?!

kkkkkkkkkkkkk

Concordo com vc amore!!

=D
Porrumxeruuuuuuu

Marcos Satoru Kawanami disse...

Será que, desta vez, os EUA assinam o Protocolo de Kyoto?

Larissa Bohnenberger disse...

Com certeza que não é!
Na verdade é, além de um projeto interessante, uma bela maeira de aliviar a consciência de alguns que não são capazes de separar lixo seco e de orgânico, mas que querem sentir-se melhores consigo mesmos fazendo 'alguma coisa' pelo meio ambiente. Concordo plenamente contigo. Uma hora que se apaguem as luzes uma vez na vida de nada vale se no dia seguinte continuarão deixando a água da pia escorrendo em cima da louca enquanto vão no banheiro fazer xixi.
O hábito é o que faz o monge!
Bjs!

Gabriela disse...

Nossa um tempão mesmo vc ficou sem postar hein!
Olha, esses dias eu tava pensando, vendo a propaganda... Ninguém garante que todo mundo vá desligar as luzes e só uma hora não é o suficiente. Temos que desligar todos os dias, consientemente, quando não tivermos usando.. Isso dá muito mais de uma hora!
A gente não precisa salvar o planeta, a gente precisa é se salvar!
O planeta vai ficar de boa sem a gente....

Mary West disse...

Tudo muito escrachado me dá uma certa desconfiança.

Salve Jorge disse...

Hora por hora
Na iminência do perpétuo agora
O que vigora
Mundo afora
É o jogar fora
Tudo
Pra comprar de novo
O que apenas corrobora
Ao que aludo
Que se não ajudo
Se não me movo
Também me fodo
Não há como salvar o todo
Mas há um modo
De minimizar o lodo
Mesmo com tanta gente que não se toca
A torneira melhor eu rodo
Uso os pés para ir
E não mato foca
Que no fundo
Se não dá pra salvar o mundo
Pelo menos dá pra minimizar o destruir...

Fee disse...

Citando Cidade Negra, somente a presença do amor pode aquecer o coração e, neste caso, esfriar a Terra. O trabalho mais difícil (meu Deus do céu, como é difícil!) é conscientizar as pessoas sobre a urgência na mudança de suas atitudes.

Concordo com sua opinião, Nathália. Consciência ambiental não deve ser modinha, estampa de camiseta ou pauta em boteco. É caso de sobrevivência.

Beijo :O)

Docilda disse...

Oié, é isso ai... gostei mt do post, se cada um fizer um tantinho, daqui nada já tem um tantão...
Eu faço minha parte..
Beijokas

Docilda disse...

Sou eu Gêmea.... hehehehehe

katy disse...

concordo com vc. tô vendo jornal agora e acabou de passar uma repostagem sobre isso. as luzes de vários monumentos foram apagadas por 1h. e daí?!!!! será que eles acham que isso vai ser feito todos os dias? não dá pra parar por 1 hora todo dia pra ficar segurando um cartaz de "salve o planeta". precisamos incluir em nossa rotina atitudes simples que vão realmente ajudar a Terra. bjs

Brúh disse...

Concordo e discordo de vc..ONG'S existem muitas por aí, porém faltam adéptos. Realmente apagar as luzes somente por 60 minutos por um dia não resolverá todo o problema do planeta, mas pode ser um começo..Se fizermos nossas obrigações para com o planeta todos os dias podemos sim concertar o que parece não ter concerto. No entanto, não é assim, é sempre um punhadinho de gente ajudando. Precisamos todos nos concientizar e ajudar.
Belo texto.
Beijoss Brúh

Tâmara disse...

Fecho com vc!!!

Beijossssssss!!!

Natalia disse...

É verdade... Tem gente achando o máximo dizer que ficou uma hora no escuro, e agora tá com todas as luzes da casa acesas, mesmo que não tenha gente nos demais cômodos.

Acho que separar o lixo é o mais fácil, barato e 'eficiente começo'.
Não entendo por quê acham isso tão difícil... ¬¬

Ah, e já falei... Se mais dois ou três se mobilizarem comigo, dou um jeito nessa faculdade que nem água dá. ;) E uma lição nesse ladrão...
Mas sabe, o povo aqui é tão acomodado, e tem gente que não percebe, acha que é tudo 'baratinho'. Lamentável!

=)

:: rita :: disse...

. sobre sua ideia do bem-[mal]-me-quer: adorei!
sobre a hora do planeta: pois eh neh... dificil!

.
que cada um seja cuidadoso dia-a-dia! as vezes melhora um "cadim"


=*

lpzinho disse...

E a Hora do Planeta passou.
Foi bacana, mas apenas confirmou o teu post.
O mundo continuou a girar e td está exatamente como antes.

=) Adoro te ler!! Bjoooos amiga!

. fina flor . disse...

sou uma menina má: quando aconteceu estava debaixo dos refletores do teatro, rs*

beijos, linda e boa semana

MM.

Patrícia disse...

Penso que esse projeto surgiu para alertar aquelas pessoas pouco informadas a contribuir mais que uma hora. Que nessa hora, pensasse em atitudes simples que fazem a maior diferença. E por si mesmo, já que não há trabalho de educação ambiental de ampla abrangência e que a mídia divulgou bastante essa "hora". Apagar as luzes por um tempo e depois jogar papel no chão é que não adianta de nada.

Juliana Rocha disse...

Concordo com cada letrinha do seu post! APOIADA!

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar sua opinião, mas seja civilizado.